sexta-feira, 31 de agosto de 2012

El Clásico

Supertaça de Espanha 2012: Real Madrid 2-1 Barcelona

O Real Madrid recebeu o Barcelona para a segunda mão da Supertaça de Espanha. A partida mais esperada de todos os adeptos de futebol não defraudou as expectativas. Os madridistas contaram com o regresso de Pepe, enquanto os catalães perderam Dani Alves por lesão. No estádio estavam 80 mil adeptos para assistirem ao vivo ao grande clássico. A equipa de Mourinho realizou 30 minutos fantásticos e poderia ter sentenciado imediatamente o encontro. Ronaldo marcou um bonito golo, o segundo da sua equipa e provocou a expulsão de Adriano. O Barcelona reagiu e mesmo com dez, conseguiu reduzir por intermédio de Messi. O segundo tempo não foi tão espectacular, no entanto existiram oportunidades de golo nas duas balizas. No final, a festa foi justamente branca!

Destaque positivo para as grandes exibições de Cristiano Ronaldo e Pepe, assim como para o excelente ambiente no estádio Santiago Bernabéu. A coreografia inicial com cerca de 80 mil bandeiras pintou as bancadas de branco criando um belo efeito. O respeito com que os adeptos são tratados deve servir de exemplo a outros estádios, em outros campeonatos. Desde a revista, com autorização para a entrada de bandeiras ou máquinas fotográficas, passando pela internet livre, até ao encaminhamento de cada adepto ao respectivo lugar, tudo é efectuado com grande profissionalismo. Outro mundo, tanto dentro, como fora das quatro linhas. Mais fotos no Facebook ou Flickr d' O lado V e vídeos no nosso canal YouTube.

sábado, 25 de agosto de 2012

Banho de realidade

Vitória SC 0-0 Sporting

O Vitória sofreu hoje uma pesada derrota no Estádio do Dragão. A equipa de Rui Vitória foi completamente neutralizada pela formação portista e o resultado avolumou-se com naturalidade. Na próxima jornada o Vitória recebe o Estoril.

Acreditem!

Vitória SC 0-0 Sporting

O Vitória desloca-se hoje ao Dragão pelas 20H30. Jogo de extrema dificuldade para a formação de Rui Vitória, que tentará mudar a história dos últimos anos, com os sucessivos insucessos Vitorianos naquele estádio. As boas indicações deixadas na primeira jornada da Liga, deixam antever uma partida equilibrada. A equipa B irá defrontar amanhã o Marítimo B na Madeira, pelas 11H00, enquanto que os juniores recebem a Oliveirense hoje pelas 17H00.

FORÇA VITÓRIA!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Primeiro triunfo

Equipa B: Vitória SC 0-0 Covilhã

A equipa B do Vitória venceu hoje o Atlético por 2-0, em jogo disputado em horário impróprio na Póvoa de Varzim. A formação de Luiz Felipe marcou pela primeira vez por intermédio de Siaka Bamba, tendo sido Josué a assinar o segundo golo Vitoriano. Quatro pontos, dois golos marcados e apenas um sofrido, no roubo diante do Sporting, demonstram um percurso bastante positivo da jovem equipa da Cidade-Berço. Na próxima jornada o Vitória desloca-se ao terreno do Marítimo B, domingo pelas 11H00.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Força rapazes!


O Vitória B, sim é mesmo o nosso Clube, irá defrontar o Atlético, pelas 17H00 desta quarta-feira (?!), na Póvoa de Varzim. A formação de Luiz Felipe tentará alcançar o primeiro triunfo na prova, após um ponto conquistado nas duas primeiras jornadas da competição. O roubo diante do Sporting não pode afectar os jovens Vitorianos, que têm demonstrado rigor defensivo mas também algumas fragilidades na construção de jogo. O técnico da equipa B pediu o apoio dos sócios na Póvoa, o que atendendo ao infeliz horário será uma missão praticamente impossível. Sobre o resto, pouco há a dizer. Esperemos que se tenham tomado as medidas adequadas. 

FORÇA VITÓRIA!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Triunfo natural

Sonho Olímpico - Setúbal 2012

Tal como anunciamos em directo através do nosso Facebook, Daniela Pinto sagrou-se Campeã Nacional dos 5 km em Águas Abertas. Sem surpresas, a melhor nadadora Portuguesa da modalidade venceu por mais de três minutos, a atleta do Sporting Leonor Mourinho, tendo efectuado a marca 1:04:30.5. Após o título dos 10 km, a nadadora Vitoriana soma agora nova conquista antes do Campeonato Europeu que se irá disputar em Piombino, Itália, de 12 a 16 de Setembro. Daniela Pinto está convocada para a prova dos 10 e 25 km, assim como o treinador Vitoriano, Albano Correia. Aos dois desejamos as maiores felicidades neste novo desafio e agradecemos à nossa Campeã por mais um título conquistado. Parabéns Dani!

Justo

Vitória SC 0-0 Sporting

O Vitória empatou em casa com o Sporting, na estreia da Liga 12/13. A formação de Rui Vitória realizou uma boa primeira parte, tendo encostado os leões às cordas em vários momentos. No segundo tempo, o Sporting esteve por cima, com o Vitória a tentar surpreender no contra-ataque. Marco Matias entrou bem no jogo, enquanto que Toscano e Barrientos realizaram uma exibição algo apagada. Nota positiva para a linha defensiva, que conseguiu resolver a maioria dos lances com grande eficácia. Segue-se uma deslocação ao Estádio do Dragão num arranque complicado para a equipa Vimaranense, que hoje deixou o relvado sob os aplausos dos Vitorianos presentes no D. Afonso Henriques.

domingo, 19 de agosto de 2012

sábado, 18 de agosto de 2012

Exibição de luxo

Juniores: Vitória SC 4-1 Paços de Ferreira

Os juniores do Vitória venceram hoje o Paços de Ferreira por 4-1. Na jornada inaugural do Campeonato, os jovens Vitorianos realizaram uma fantástica exibição. Moreira, Miguel, Tiago e Didi foram os marcadores dos golos, tendo o árbitro da partida inventado uma grande penalidade que valeu o único golo do Paços. A equipa B saiu derrotada do jogo com o Sporting, após outro pénalti extremamente duvidoso. Resultado final 1-0 para os leões.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Com o pé direito!

Pré-época: Rio Ave 1-1 Vitória SC

O Vitória inicia a Liga 2012/2013 no próximo domingo, pelas 20H30, em casa diante do Sporting. Após as boas indicações dadas na pré-temporada, a formação de Rui Vitória terá um duro teste na estreia. O onze titular deve apenas contar com um reforço, André André proveniente do Varzim, existindo dúvidas sobre uma possível titularidade de Amorim, Dinis ou Marco Matias. A aposta nos jovens formados no Clube foi assumida, mas agora chegou o momento de a efectivar...

A equipa B desloca-se ao Sporting B, amanhã pelas 18H00, na segunda jornada da segunda Liga. Com um ponto conquistado na jornada inaugural, os miúdos Vitorianos tentarão alcançar o primeiro triunfo na competição. Este fim-de-semana terá também início o Campeonato Nacional de Juniores, bem como o de Juvenis. Os primeiros irão receber amanhã o Paços de Ferreira pelas 17H00, enquanto que os segundos deslocam-se a Braga, domingo pelas 11H00.

FORÇA VITÓRIA!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Força Dani!

Sonho Olímpico - Setúbal 2012

Daniela Pinto irá disputar no próximo domingo, o Campeonato Nacional de 5 Km, em Águas Abertas. A super-atleta Vitoriana parte como natural favorita para esta prova, que se realiza em Montemor-o-Velho. A nadadora Vitoriana terá como adversárias Leonor Neves do Sporting, Júlia Lopes e Clarisse Lopes do Scalabisport, Ana Gomes do Cartaxo, Sara Costa do Luz e Vida e Vanessa Machado do Cantanhedense. Após ter conquistado o título Nacional dos 10 Km, Daniela Pinto tenta agora vencer também na distância de 5 Km.

FORÇA DANIELA! 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O que procura Magalhães?

Gala do Desporto Guimarães 2011

Tem sido recorrente, o aparecimento de António Magalhães, em diversos eventos organizados pelo Vitória. O presidente da Câmara de Guimarães, não tem perdido uma oportunidade para posar ao lado de Júlio Mendes. Noutras localidades, com outras personagens, a situação teria de ser considerada absolutamente banal. No entanto, aqui é evidentemente dificil de compreender. António Magalhães, a menos que recentemente tenha sido interpelado pelo divino espírito Vitoriano, não é, nem nunca foi, adepto do maior Clube da Cidade. Nunca mostrou especial preocupação pela principal bandeira da região e não faz sequer parte dos melhores amigos do actual Presidente do Vitória. Nos últimos anos, chumbou projectos, impediu que o Clube aumentasse o seu património e fez ultimatos relacionados com alugueres em atraso. Agora, empresta dinheiro, vai a apresentações e faz juras de amor eterno... Justificações? É político e as eleições estão à porta? Certo, mas estará impedido de se candidatar. Preocupação súbita com o Vitória? Não vamos brincar com coisas sérias. SAD, conselho Vitoriano, reforma dourada? Demasiado improvável... Peso na consciência e sentimento de culpa por aquilo que o Vitória se tornou? Teria lógica mas... não me parece. Assim sendo, o que procura afinal, António Magalhães?

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O pós-Londres



Terminou a missão Olímpica Londres 2012. Terminou também o acompanhamento diário dado ao desporto em Portugal. A esmagadora maioria dos dez milhões de Portugueses, apenas voltará a lembrar-se que existe vida, para além das equipas de futebol das antas e da luz, quando o sol do Rio incidir directamente sobre os nossos atletas. A comitiva Lusa partiu desfalcada para o nevoeiro londrino, mas ainda assim conseguiu alcançar resultados idênticos a outras Olimpíadas. A excelente prestação da canoagem e os grandes Jogos realizados pela equipa de ténis de mesa, serão provavelmente as melhores recordações de Londres. Por outro lado, o eclipse do judo e o triste episódio protagonizado por uma velejadora, marcaram negativamente a prestação Portuguesa. Contas feitas, entre poucas surpresas e várias desilusões, regressamos a casa com uma medalha de prata conquistada, desempenho idêntico ao do Montenegro, Guatemala, Chipre, Botswana ou Gabão.

E se a nível Nacional, parece certo que o novo ciclo Olímpico nada trará de novo, a nível local existe vontade para alterar o rumo dos acontecimentos. O Vitória assumiu o desejo de estar representado no Rio 2016. Falta conhecer especificamente quais os apoios que serão dados aos atletas, assim como os objectivos intermédios que estes terão de concretizar. No entanto, em termos teóricos, estamos perante um excelente projecto, num momento particularmente delicado para o Clube. Após a Campeã Daniela Pinto ter estado tão perto de Londres, todos esperamos que o nosso sonho possa ser finalmente concretizado no Rio de Janeiro, dentro de quatro anos. Nós acreditamos!             

domingo, 12 de agosto de 2012

Boa estreia

Equipa B: Vitória SC 0-0 Covilhã

A equipa B Vitoriana realizou hoje o seu primeiro encontro oficial. Na Póvoa, diante do Covilhã, faltaram oportunidades claras de golo, mas ainda assim fica na retina o maior domínio da formação da Cidade-Berço. Amorim e Dinis, já com outro ritmo, deram uma ajuda preciosa e trouxeram outra consistência a este jovem Vitória. O empate acaba por ajustar-se, mas a existir um vencedor teria sido necessariamente a nossa combativa equipa. Um ponto prometedor na estreia, segue-se uma deslocação ao Sporting B, no próximo sábado.

O lado V - 2º Aniversário


O lado V comemora hoje o seu segundo aniversário. Um percurso que pode ser recordado, através de centenas de mensagens e milhares de fotografias, ao longo dos últimos 24 meses. Com o Vitória e Guimarães como pano de fundo, temos acompanhado a grave crise em que o nosso Clube mergulhou, assim como os problemas que afectam a nossa região. No entanto, estamos convencidos que vamos superar este momento. É nas dificuldades que se distinguem os grandes guerreiros e não temos dúvidas que amanhã estaremos muito mais fortes. Somos Vitória, somos Berço da Nação. A todos aqueles que nos seguem no blogger, no facebook, no twitter, no flickr e no youtube, o nosso sincero agradecimento. Até já!

sábado, 11 de agosto de 2012

Força Vitória!

Equipa B 2012/2013

Gente jovem, com muitos anos de casa, num projecto antigo e que se espera de grande sucesso. A obrigatória ponte entre formação e a equipa principal, numa das promessas eleitorais cumpridas pela Direcção de Júlio Mendes. A primeira jornada disputa-se na Póvoa de Varzim, diante do Sporting da Covilhã, domingo pelas 16H00. Os Vitorianos não podem faltar...

FORÇA VITÓRIA! 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vale a pena repetir?

O emblema é sagrado!

"... desde que os equipamentos sejam brancos e pretos e possuam o símbolo do Rei, tudo o resto será necessariamente considerado acessório. Mas nem aqui, a nova indumentária cumpre. Não me recordo de, como associado, ter aceite a alteração do nosso Emblema. Não me recordo de alguma vez ter autorizado a alteração da representação da Estátua da autoria de Soares dos Reis, homenageando o Primeiro Rei de Portugal, para a Escultura criada por João Cutileiro. Não me recordo... Nesse sentido é bom que se respeite aquilo que mais sagrado existe no nosso Clube. Não podemos exigir respeito, quando somos os primeiros a desonrar um emblema com tantos anos de história. Os sócios orgulham-se de ter ao peito o Conquistador. É bom que todos percebam isso..." - 7 de Julho de 2011

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Horário "Morangos com Açucar"

Sonho Olímpico - Setúbal 2012

É a última moda do Verão Vitoriano, diferente e bizarra como se impõe. O Vitória tem vindo a realizar sistematicamente partidas de preparação pelas seis da tarde. A formação principal defrontou a esta hora o Feirense, Moreirense e Rio Ave, enquanto que a nova equipa B jogou diante do Santa Clara, Varzim, Oliveirense, Tirsense, Ribeirão e Vizela neste curioso horário. Além dos encontros já disputados, existe ainda outro agendado com o Chaves e um, ao que parece cancelado, com o Penafiel, todos pelas 18H00. O objectivo? Talvez, dar maior tranquilidade ao plantel e afastar os Vitorianos destes jogos de preparação. Os adeptos serão chamados a comparecer em momentos mais oportunos. Pois.

No entanto, o horário "Morangos com Açucar" veio para ficar. Além dos já referidos encontros de cariz particular, o Vitória realizou esta segunda-feira, uma iniciativa que visava a apresentação de um projecto financeiro aos seus associados. E fê-lo, quase que inexplicavelmente, no mesmo horário! Se o objectivo é angariar fundos provenientes de reformados (aqui convém provavelmente adaptar o título para horário "Preço Certo") e estudantes em período de férias, será de facto uma boa escolha. Se o objectivo é outro, então não consigo entender. Sobre o projecto, em traços gerais, porque não me deram a possibilidade de o conhecer de outra forma, parece-me uma excelente ideia. Isto claro, se esquecermos o pormenor da aberração e nos concentrarmos no essencial, a urgência da capitalização do nosso Vitória. Aqui, já será oportuno todos darmos, desde já, o nosso importante contributo...

As Festas também fazem parte!

Marcha Gualteriana 2012

Desceu o pano sobre mais uma edição das Festas Gualterianas. Em ano de Capital Europeia da Cultura, o balanço é obrigatoriamente negativo. Faltou cor, brilho, música... Faltaram números emblemáticos. Faltou alegria, faltou festa... Faltou investimento. As Festas do povo parecem perturbar uma nova "ala chique" que se vai impondo no Berço da Nação, mais dada a outros números e a outras modas. O fim da linha está cada vez mais próximo. Cabe aos Vimaranenses lutarem por algo que é seu, seguirem o exemplo dos inexcedíveis obreiros da Marcha e dos simpáticos voluntários e figurantes que apesar de todas as limitações, voltaram a colocar o desfile nas ruas de Guimarães. E se hoje somos, orgulhosamente, Capital da Cultura, é bom que ninguém se esqueça que as Gualterianas também fazem parte... daquilo que sempre fomos. Em breve mais fotos da Marcha no Flickr e Facebook d' O lado V.

sábado, 4 de agosto de 2012

Aprovados!

Bruno Teles

O Vitória empatou hoje nos Arcos a um golo. Naquele que foi, provavelmente, o teste mais complicado desta pré-temporada, a formação de Rui Vitória voltou a não desiludir. Sem complexos, os atletas Vitorianos assumiram a partida desde o apito inicial e apenas uma falha de Douglas impediu novo triunfo. Ricardo esteve novamente em destaque, mas foi dos pés de Bruno Teles que surgiu o golo da equipa da Cidade-Berço. Positivo foi também o triunfo do Vitória B em Vizela por 0-2.