terça-feira, 7 de agosto de 2012

As Festas também fazem parte!

Marcha Gualteriana 2012

Desceu o pano sobre mais uma edição das Festas Gualterianas. Em ano de Capital Europeia da Cultura, o balanço é obrigatoriamente negativo. Faltou cor, brilho, música... Faltaram números emblemáticos. Faltou alegria, faltou festa... Faltou investimento. As Festas do povo parecem perturbar uma nova "ala chique" que se vai impondo no Berço da Nação, mais dada a outros números e a outras modas. O fim da linha está cada vez mais próximo. Cabe aos Vimaranenses lutarem por algo que é seu, seguirem o exemplo dos inexcedíveis obreiros da Marcha e dos simpáticos voluntários e figurantes que apesar de todas as limitações, voltaram a colocar o desfile nas ruas de Guimarães. E se hoje somos, orgulhosamente, Capital da Cultura, é bom que ninguém se esqueça que as Gualterianas também fazem parte... daquilo que sempre fomos. Em breve mais fotos da Marcha no Flickr e Facebook d' O lado V.

7 comentários:

  1. Que tenha faltado brilho e côr, depende do ponto de vista, agora que tenha faltado música...sinceramente!
    Basta dizer, que a nova Plataforma das Artes, entre sexta e domingo, quase rebentou pelas costuras.
    Foram milhares a assistir a três grandes espetáculos, e para todos os gostos.
    Para além disso, as Bandas de música e cantares ao desafio, assim como os bombos, entre a Alameda e Oliveira, marcaram presença.
    Apetece-me mesmo dizer, que apenas faltou um concerto duplo, Con'sumo/Guimafloyd em pleno Toural!...

    Pereira

    ResponderEliminar
  2. Caro Pereira,

    Na plataforma das artes existiu um conjunto de concertos, durante vários dias, sendo que uns foram realizados antes das festas e outros coincidiram com os dias das Gualterianas. Ou seja, com ou sem festas os espectáculos seriam os mesmos. Mas de facto faltou música, essa está proibida e é dada exclusividade ao som mais ou menos estridente das tômbolas...

    ResponderEliminar
  3. "Gualterianas 2012"

    "200.000 encheram o Berço!"

    1ªPágina JN 8.08.12

    José Luis Marques

    ResponderEliminar
  4. Mais um motivo para apresentarmos algo condizente com a história das festas.

    ResponderEliminar
  5. Já agora, apresente lá um programa, á sua maneira, que fosse mais condizente com a história das festas.

    Os (in)conformados, como eu, agradecem.
    Saudações

    José Luis Marques

    ResponderEliminar
  6. Caro (in)conformado,

    Bastava uma pequena volta pela Cidade para perceber a desilusão das pessoas. Existem cada vez menos números e os que vão sobrevivendo vão perdendo o brilho de outros tempos. Mas claro... Podemos simplesmente fazer de conta que não é assim. É típico também.

    Feira do artesanato, batalha das flores, espectáculos musicais que este ano foram substituídos por um ciclo de concertos na plataforma das artes que tentaram colar as Festas, música inexistente no parque das hortas, problemas graves, bastante graves, com o fogo de artificio e para terminar, provavelmente a Marcha mais pobre de sempre em ano de Capital Europeia da Cultura.

    ResponderEliminar
  7. Pronto, fico esclarecido.
    Para a próxima, vou "prás" festas de Carrazeda de Anciais, ou outras que tais...

    Agradecido

    JLM

    ResponderEliminar