quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Novo Rumo

foto: Patrícia Faria

Diana Mendes, Capitã da equipa feminina de basquetebol do Vitória Sport Clube ao longo das últimas épocas, aceitou o convite endereçado por este projecto. A base, uma das melhores atletas que vestiu a camisola do Rei, irá esta temporada representar o Lousada da 1ª divisão feminina. Um passo em frente de uma Vimaranense cheia de garra. Irá lutar pelo seu sonho e contará com o apoio inequívoco dos amigos da Cidade Berço.

Diana junta-se a Luiz Felipe neste espaço e irá trazer-nos as emoções desta nova etapa da sua carreira. O lado V de uma guerreira para acompanhar a par e passo durante os próximos meses. Antes da primeira mensagem da Capitã, gostaríamos de lhe agradecer toda a disponibilidade e simpatia que sempre demonstrou e desejar-lhe a maior das sortes neste momento especial.

Olá seguidores,

Um novo rumo, é isso que estou a viver neste momento, e vou partilhar com vocês esta minha nova experiência.

Foi ainda nesta Sexta-feira que fui de boleia para o pavilhão, um pavilhão distante, em que a viagem me deixou inquieta, pois não consegui deixar de pensar em tudo o que passei até hoje. Pensei nas minhas colegas, como elas gostariam de ter a mesma sorte que eu, então não pude deixar de enviar uma mensagem para acalmar os nervos. A mensagem seguiu para os números que consegui identificar, o nervosismo era tanto que sei perfeitamente que não consegui enviar a todas, mas não tardei a receber respostas de apoio e isso sim foi o que me deu forças para enfrentar este novo desafio.

Cheguei ao pavilhão, e ali estavam, um grupo de jovens Juniores que me olharam a tentar descobrir quem eu era... Logo me apresentaram e todas responderam com sorrisos, e eu percebi que ainda não estava em casa, mas estava no caminho certo para criar ali laços que me vão acompanhar durante muito tempo. Treinei com as Juniores pois não consegui esperar pelo treino, e ao aproximar da hora começaram a chegar as Seniores, a minha nova equipa. Não quis desconcentrar-me e esperei por uma paragem pois sabia que me iriam apresentar a todos aquelas novas colegas.

Assim foi, acabou o treino de Juniores e fui chamada para perto de 2 jogadoras, que serão este ano as minhas capitãs, 2 mulheres muito adultas que fizeram logo questão de me apresentar e integrar na equipa! Treinamos noite dentro, e não me dei conta do tempo passar, o apoio era tanto, exercicios novos que já parecia fazer à anos, os sorrisos, as piadas, todas elas se esforçaram para que eu me sentisse bem.

E assim foi, quando dei por mim o treino tinha acabado, e nem tive tempo de sentir emoções...apenas treinei e dei o meu máximo como sempre fiz... No fim as perguntas foram muitas, e eu senti que com o tempo vou ganhar confiança e conseguir integrar-me a 100% nesta equipa.

Na viagem para casa, fui reflectindo sobre tudo...e o único desejo que me surgiu foi que eu pudesse ter levado todas as minhas colegas comigo, pois elas íam adorar aquele ambiente, tão familiar, tão aconchegador.

Despeço-me com a certeza que esta época estou bem entregue, por isso espero futuramente encher-vos de boas noticias e de orgulho, porque afinal se não fossem todos vocês o que seria eu?

Um beijinho,
Diana

13 comentários:

  1. Gostava de agradecer a Diana por mais uma vez ter demonstrado disponibilidade para colaborar connosco e claro desejar lhe sorte nesta nova aventura.

    Nós ficamos a torcer por ela.

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço manterem-me por perto!
    É um prazer participar nestas iniciativas...e ajudo sempre que puder!

    Obrigada pelo apoio...têm sido fantasticos!
    Não é só torcer Agostinho :) Quero ouvir-te ainda a mandar bocas aos árbitros !ahaha

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Di pela colaboração. Serás sempre um exemplo para nós de raça e de luta pelo Símbolo do Rei e claro, a nossa "eterna Capitã" ;)

    Força aí neste novo projecto e ficamos à espera de ler as novas experiências e histórias.

    Nós cá estamos para te apoiar :)

    ResponderEliminar
  4. Bela história mas que me entristeceu muito.
    ~Fiquei a saber que a Diana só pôde ser "feliz" quando trocou o Vitória por outro emblema.
    E ainda por cima queria levar todas as colegas.

    Passa-se algo de errado no Vitória?
    Admira-me, pois sempre considerei a secção de Basket como a melhor do clube

    ResponderEliminar
  5. Caro Manuel, infelizmente são vários os casos de quem embora sentindo bastante a camisola, só se "sinta" feliz longe de determinadas situações. "Passa-se algo de errado no Vitória?" daria azo a grandes considerações e conclusões bastante negativas.

    Relativamente à Diana, e a outras, penso que o problema está na forma como o nosso meio condiciona o desporto feminino. Todos sabemos o que se passou na última época com a equipa de voleibol, todos sabemos o que se passou com a equipa de futsal e agora finalmente com a equipa de basquetebol...

    Enquanto as mentalidades não forem alteradas e as nossas atletas não forem de facto consideradas atletas, e não apenas "um grupito de miúdas que andam a brincar com a bola", nunca sairemos da mediocridade em que nos encontramos.

    ResponderEliminar
  6. É verdade Agostinho...não eramos apenas um grupo de miudas...sentiamos mesmo este desporto e este clube!
    Não vou dizer que me sinto triste ou feliz, estou triste por deixar o meu clube, mas sinto-me feliz por alguém ter encontrado em mim valor para continuar a praticar este desporto!
    O que mais me entristece é que desde os 8 anos pratico esta modalidade, e algumas pessoas nem faziam ideia que o existia basquetebol em Guimarães...foram muitos anos a lutar para continuar a jogar e saber que ficamos sem equipa foi muito frustrante, mas teve de ser...
    Eu formei-me em Guimarães, e agora vou dar tudo de mim fora daqui, só quem for egoísta é que não vê nada de bom nisto...
    Continuarei a acompanhar o basket em Guimarães pois tenho muitos amigos/amigas, o meu irmão, o meu namorado...eu não me afastei..apenas mudei de rumo...

    ResponderEliminar
  7. Di, mas para discutir este tipo de situações nunca ninguém está disponível. Do presidente do Vitória ao da Câmara, ninguém tem a coragem de assumir uma discussão que resulte num projecto de política desportiva para o concelho.

    O que interessa são fait-divers que trazem mediatismo sem qualquer resultado prático.

    ResponderEliminar
  8. Quero mais uma vez desejar publicamente, toda a sorte do mundo à minha eterna capitã. Não tenho dúvidas que terá sucesso neste novo desafio, porque ela é uma vencedora, e conhece como poucas os ingredientes para ter sucesso: trabalho, trabalho, força de vontade, trabalho, garra e trabalho. A Diana sp foi um exemplo pelos balneários osde passamos, e foram alguns ao longo dos 10 anos que trabalhamos juntas... Muita sorte pita, e não precisas de olhar para a bancada do Lousada, pois eu vou lá estar...

    ResponderEliminar
  9. Bem vinda Sra Treinadora :)

    Vamos lá estar. Aliás, ao que parece eles já preparam a apresentação de hino, mascote e companhia. É um clube novo a partir de agora...

    ResponderEliminar
  10. Obrigada :')

    Isto só prova que tudo que trabalhei até agora não foi em vão...e vou continuar a encher-vos de orgulho...
    A vossa presença vai ser fundamental, caras conhecidas neste novo mundo são uma grande ajuda!

    Vão conhecer o hino, a mascote,a familia, as novas cores deste clube que será tão meu como vosso :)

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Agostinho. É mt bom ver que continuam a acompanhar o Vitória e os vitorianos, nestes caminhos da net.
    Só uma correcção, n é Sra treinadora, esses tempos já lá vão...

    ResponderEliminar
  12. Tão lindo... Esta sexta foi a apresentação dos escalões do Lousada AC, clube para onde foram duas vimaranenses, e ao que vimos no dia, dois vimaranenses também... Na plateia a dupla do lado V, no total contei 20 vimaranenses que se deslocaram a Lousada, numa sexta à noite, só para aplaudir estas duas joias da nossa coroa. ùnicos!!! Únicos é isto... Arrepiante a camaradagem, a admiração fiel... E sim Filipa, houve lageiminha no canto do olho, eram atletas do VSC, mas eram tb as minhas meninas, tavam giras lá com o amarelo, mas nada como o branquinho que tantas historia nos deu. Fico feliz, porque as vi felizes... Para as duas toda a sorte...

    ResponderEliminar