segunda-feira, 11 de abril de 2011

Simplesmente miserável!

Braga 3-1 Vitória

O Vitória foi hoje novamente o espelho de quem nos dirige. Uma equipa muito pequenina, para um símbolo tão grande... Manuel Machado, que voltou a provar que é treinador para equipas vulgares, montou um esquema de tal ordem defensivo, que conduziu inevitavelmente a um sufoco durante os noventa minutos da partida. Se exceptuarmos o primeiro minuto de jogo, onde Targino deveria ter feito mais, o Vitória simplesmente não existiu. O resultado premeia a única equipa que quis realmente vencer e penaliza a mentalidade pequenina que actualmente está instituída no nosso Clube. 

10 comentários:

  1. Bom dia meus amigos.
    Concordo plenamente com esta análise curta, directa e certeira. Apenas acrescento que na primeira parte ainda conseguimos equilibrar as coisas e tivemos as melhores chances. Eles só começaram a aparecer lá para o minuto trinta. No entanto a segunda parte é confrangedora, miserável mesmo. Valeu-nos mais uma vez São Nilson que continua em super forma. Quanto ao resto, infelizmente é mais do mesmo e somos uma "equipinha" tipo turma de ginástica. A mentalidade do Manel não serve para o Vitória. Somos demasiado grandes para ambições tão pequenas. Temos "meia dúzia" de pontos conquistados na segunda volta que ficam a dever-se à custa de contínuos erros de casting do Manel. Podíamos estar em terceiro lugar se ele não andasse a inventar sempre. Depois do Sporting porque não iniciou ele o jogo com a mesma equipa ( menos bruno teles por castigo )que terminou esse jogo? Voltou a cair na mesma asneira e continua a mostrar pouca vontade de ganhar jogos. Quero acreditar que se não fosse vimaranense e vitoriano já teria sido despedido. Está bom para treinar equipas tipo nacional. Equipas sem adeptos como nós, equipas sem grande história, sem grandes pressões e ambições onde se permite testar e inventar o que se quer podendo sempre lutar pelo pontinho. Jogam normalmente à defesa e mal. No meio de meia dúzia de épocas lá conseguem acabar uma ou duas em quinto ou sexto e lá conseguem um acesso à liga europa. Assim uma coisa sofrida e muito discreta. Este tipo de atitude é a que está instalada no Vitória neste momento. Eu não tenho estômago nem paciência para tal e penso que no geral ninguém tem. Normalmente até costumo achar que os treinadores são os menos culpados destas situações mas acho que o Manel tem opções e tácticas que neste momento estão a liquidar as nossas aspirações. Ontem estive lá na casa do zé trolha ( pedreira ) e infelizmente assisti ao que vocês já sabem. A segunda parte teve contornos macabros. Tipo equipa de segunda e tudo porque o Manel voltou a inventar achando que iria repetir o que fez contra o sporting, pois fez as mesmas substituições na esperança de as mesmas terem o mesmo efeito. Como não há dois jogos iguais o resultado está à vista. Lamentável...

    Vitória Sempre
    Abraço

    Jorge Nuno Folhadela

    ResponderEliminar
  2. Basta olhar para a perforance desportiva global do clube esta época para perceber que o Vitória é um clube á beira da depressão.
    È no futebol profissional,alastrou ao futebol de formação, o voleibol fez a pior época dos ultimos anos, o basquetebol deixou fugir entre os dedos uma Taça que parecia nossa (sem prejuizo de considerar que teve imenso mérito ao chegar onde chegou)e por aí fora.
    As médias de assistência continuam a descer, os lugares anuais vendidos ficaram muito aquém das expectativas, o número de sócios estagnou.
    Manuel Machado tem responsabilidades directas num desses itens.
    MAs no resto não podem ser-lhe assacadas culpas.
    Não sou nem nunca fui um pessimista.
    MAs olha para o nosso clube com mais preocupação do que alguma vez o fiz.
    Porque a continuar esta degradação desportiva,esta quebra no ânimo associativo, este estado profundamente depressivo para o qual o clube caminha não tenho duivdas que a desgraça está ao virar da esquina.
    Espero, mas já tive mais esperança,que mais uma vez sejam os sócios a "deitar a mão" ao Vitória.
    O tempo é que já não é muito!

    ResponderEliminar
  3. Quem sofre são sempre os mesmos Jorge Folhadela, os adeptos. Sobre a questão Vitoriano e Vimaranense... Nem me pronuncio, embora isso não fosse o mais importante desde que a pessoa em causa revelasse competência.

    Sem dúvida Luis Cirilo. A política de mediocridade que está instalada nos diversos sectores do Clube, não é da responsabilidade do treinador. Machado é apenas mais uma peça sem valor, num tabuleiro sem qualquer qualidade. Os resultados estão à vista e apenas um sorteio altamente favorável numa determinada competição, mantém os Vitorianos a poucos milímetros de uma profunda depressão.

    ResponderEliminar
  4. Esta fotografia dá-nos esperança, alegria e tristeza, tudo em simultâneo.

    Esperança e alegria porque está visto que o Vitória continua a congregar multidões unidas num mesmo objectivo, numa mesma fé.
    É emocionante ver tanta gente pendente de um jogo, de uma equipa que não merece a camisola que enverga.

    é triste verificar que tanta motivação volta a traduzir-se numa desilusão

    ResponderEliminar
  5. Colegas Vitorianos,

    No fim fazem-se as contas. Estamos no Jamor, e isso pode significar a melhor época de sempre da nossa história.

    Sinceramente estou farto de que digam mal do Vitória, não é preciso nós tb ajudar à festa. Há locais mais adequados para o fazer, na minha humilde opinião.

    Eu vou lá estar

    ResponderEliminar
  6. Caro vitorianismo convinha não confundir criticas positivas com destrutivas. Ninguem está interessado em ver o nosso Vitória a fazer determinadas figuras tristes. Prefiro mil vezes que ao perder um jogo se chegue ao final do mesmo e se possa dizer que falhamos golos, mandamos bolas ao poste, tivemos n cantos etc, etc, etc. Isso seria bem diferente do que se tem passado. Penso que ninguém quer o Vitória assim. Quanto ao estar no jamor como é óbvio eu irei lá estar como todos nós. Já não é a primeira final que irei lá ver e desta vez espero trazer a taça. Independentemente dos resultados é nisso que somos únicos pois estamos sempre presentes nos bons e maus momentos. Já agora vou lembrar-lhe um campeonato em que o porto foi campeão com o octávio a treinador, ano esse em que o porto fazia exibições miseráveis, ganhava quase sempre por um zero e jogava declaradamente e excessivamente à defesa. Resultado: foi despedido no fim da época depois de ter sido campeão. Certamente não foi uma má época para eles em questões de títulos mas o que não suportavam mais era ver a equipa deles a jogar daquela forma. Ninguém está aqui a dizer mal do Vitória apenas debatemos ideias e opiniões porque todos queremos o mesmo, ou seja, que o Vitória assuma a sua condição natural de clube ganhador dando a todos nós as maiores alegrias possíveis.

    Caro Agostinho, é precisamente por ser vimaranense e vitoriano também que eu penso que o MM ainda se aguenta no cargo. É que, infelizmente, neste país a incompetência das pessoas está muitas vezes escudada e escondida atrás de factores normalmente conhecidos por "cunhas". A cunha do MM aqui é a de ser um de nós, e como dirá muita gente "coitado do manel que é do vitória e ele até é boa pessoa". Temos como povo uma grande tendência para a clemência e a misericórdia.

    Quanto ao Dr. Cirilo tem toda a razão quanto ao desnorte que grassa dentro do Vitória e que infelizmente esta época tem afectado todas as nossas principais modalidades. É demasiado grave o que se vai passando e mais grave é a falta de um rosto. Não há ninguém com capacidade e força que levante a voz pelo Vitória na nossa actual direcção.E um deserto de ideias. Passamos, pelos vistos, a ser um clube de poetas e escritores. É triste, muito triste.

    Vitória sempre

    Jorge Nuno Folhadela

    ResponderEliminar
  7. Não vejo quem quer que seja a dizer mal do Vitória. Chega de confundir as coisas. Não é por criticarmos o governo de Sócrates que estamos a dizer mal de Portugal, embora por vezes nos tentem convencer do contrário. Todos somos Vitória e todos devemos ter uma visão crítica sobre o nosso Clube.

    A insatisfação é natural. O Vitória é hoje um Clube sem rumo, sem líder. Não existe qualquer projecto, navega-se à vista. Os custos estão descontrolados, o passivo continua a aumentar. Nas modalidades o cenário não é diferente. Existe apenas mérito dos diversos seccionistas, que tantas vezes abdicam da sua vida pessoal para servir o Clube e se hoje o Vitória não é só futebol, deve-se a eles... Mas falta organização. Faltam elos de ligação entre as diferentes modalidades e entre as modalidades e a Direcção do Clube. Faltam profissionais, sobram funcionários. A estrutura é pesada, os custos existem, mas o profissionalismo escasseia.

    Dentro das quatro linhas então é melhor nem dizer mais nada. Não me recordo, em tantos anos de futebol, de algo tão pobre, tão medíocre...

    Se é possível accionar algum meio de ajuda nacional ou internacional é este o momento.
    Sr. Presidente carregue no botão.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Nuno,
    Antes de mais prefiro ganhar.

    Depois dizer que dispenso as comparações com outros clubes e ainda por cima esse que referiu aqui o nome, olhemos somente para nós.

    O Manuel Machado no meu entender reune todas as condições para ser o treinador do Vitória, e não somente por ser um de nós, mas também por considerar que é um óptimo treinador, por mais que discuta algumas das suas opções técnicas ( isso vai sempre acontecer, nem que esteja cá o Mourinho).

    Penso que devemos ser mais comedidos, não é por ganhar que somos os melhores do mundo, nem por perder ainda por cima com a equipa de Marrocos que somos os piores. Somos o Vitória, e temos as nossas limitações, estamos longe ter o melhor presidente, não temos o melhor treinador, não temos o melhor plantel, mas sim, tb penso que somos obrigados a fazer mais, embora tenha noção das actuais limitações que o plantel tem.

    Caro Agostinho, Concordo em parte com o que refere, também acho que todos devemos ter uma visão critica sobre o nosso clube (apenas referi que estou farto que digam mal do Vitória), no entanto, relembro que deverá ter a memória curta quando diz que "Não me recordo, em tantos anos de futebol, de algo tão pobre, tão medíocre..."


    Saudações Vitorianas.

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente não me recordo. Aliás, nem quando descemos o futebol praticado era tão miserável. Mas apenas por curiosidade, em que época a equipa praticava um futebol do nível que pratica actualmente?

    E não me falem de tempo para construir ou da chegada de dezenas de atletas, pois isso acontece todos os anos. Foi ou não foi Manuel Machado que despachou (ou pelo menos deu o aval para que alguém despachasse) mais de uma dezena de atletas com alguma experência no Vitória? Andrezinho, Lionn, Valdomiro, Gustavo, Moreno, Custódio, Dinis, Renan, Desmarets, Fabio Felicio, Roberto ou William já para não mencionar Assis que provavelmente seria o único dificil de segurar... Hoje atira-se areia para os olhos dos sócios...

    ResponderEliminar
  10. Caro vitorianismo.

    Eu também prefiro ganhar sempre mas infelizmente não se consegue.
    Quanto ao plantel foi o MM que o escolheu e renovou em Dezembro/Janeiro. É limitado, tem lacunas mas é da inteira responsabilidade do MM.
    Não tarda nada e vamos contar os portugueses pelos dedos de uma mão. E o joão pedro? conhece a verdadeira história? Eu fiquei a conhecê-la no dia em que fui ver o Vitória à pedreira. Pelos vistos para além de vir emprestado do palermo era um autêntico PALERMA. Entrava e saía dos e para os treinos sem falar com ninguém, menosprezava os colegas e pelos vistos achava-se um superstar da bola. O meu amigo viu ou reconhece neste senhor méritos para jogar no Vitória, ouviu falar dele em algum sitio como grande jogador? Eu não e apenas posso dizer que é mais um negócio inexplicável. Mais grave é ainda o facto de ter chegado e começar a jogar com regularidade chegando mesmo a titular. Incrível... Rui Miguel sempre como segunda opção; Jorge Ribeiro mais de meia época para ter espaço; Renan emprestado; Rafa emprestado mas repescado em boa hora; Dinis emprestado; Kamani hill desaparecido e sem uma única oportunidade; lionn emprestado e entretanto fomos buscar o tony; etc etc etc. Tem razão quando diz que nunca vamos estar satisfeitos mesmo que cá estivesse o mourinho mas não me tente convencer que isto é tudo normal. São opções dirá o meu amigo. Eu também acho que são opções mas no mínimo discutíveis, algumas ridículas e outras até sinistras. E já agora um dia conto-lhe a história do joão ribeiro e o porquê do apagão do mocinho e dos constantes desaparecimentos das convocatórias.
    Quanto ao porto apenas lhe quis lembrar, que num clube parecido com o nosso em termos de massa adepta e de amor ao clube, o que se tinha passado e passa sempre que o clube está menos bem. Tal como nós não perdoam, exigem e cobram constantemente. Quanto ao resto estou-me a borrifar para o porto e para todos os outros. Já só queria era chegar ao Jamor e trazer o caneco.

    Abraço

    Jorge Nuno Folhadela

    ResponderEliminar