quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dúvidas na asa esquerda

Apresentação Vitória 2011/2012

Com um mês de trabalho e cinco encontros particulares já disputados, o Vitória está cada vez mais próximo da estreia oficial, na temporada 2011-2012. Manuel Machado tem efectuado diversas experiências e escondido o onze base para a nova época. Ainda assim, já é possível tentar antecipar algumas opções, seguindo o esquema táctico habitual do treinador Vitoriano (não contando com habituais delírios do momento)... Na baliza, Nilson deverá continuar a merecer a titularidade. Após uma boa temporada, apenas manchada por uma desastrosa exibição no Jamor, o dossier da naturalização do guarda-redes, levantou algumas dúvidas sobre o eleito para a posição. No entanto, a renúncia de Nilson ao Burkina Faso, ajudou a dissipar qualquer hesitação do Professor. Douglas e Serginho deverão assistir a mais uma temporada a partir do banco de suplentes. 

A linha defensiva parece estar já definida. Alex na direita, João Paulo e N´Diaye ao centro e Santana na esquerda. Logo que ultrapassados alguns problemas físicos, Alex não deverá ter grande oposição no corredor direito, o mesmo não sucedendo com Anderson Santana no lado oposto. O Brasileiro tem vindo a demonstrar grande fragilidade em termos defensivos, enquanto Bruno Teles continua a ser uma incerteza no próximo plantel. Já Crivellaro não merece qualquer tipo de comentário. João Paulo é opção consistente para o centro e N'Diaye um jovem com margem de progressão, que parece ter crédito infinito, apesar da sua grande propensão para actos suicidas. Pessoalmente, gostaria de ter visto um teste com a dupla João Paulo - Al Adoua. No entanto, Manuel Machado deverá ter outros planos para o Marroquino...

No meio-campo, Pedro Mendes é um jogador de outro nível e estando bem fisicamente, terá lugar em qualquer posição. A seu lado deverá estar Al Adoua, surpreendente adaptação do Professor ou Leonel Olímpio, dependendo se o internacional Português for colocado, a interior ou a trinco, respectivamente. No entanto, existe ainda João Alves, Renan e Dinis, que oferecem algumas garantias. Rui Miguel é a melhor opção para "10", apesar de um ou outro apontamento interessante de Barrientos. O médio Uruguaio está naturalmente em processo de adaptação a um futebol diferente e deverá ter algumas dificuldades nos primeiros tempos em Portugal.  

Na frente de ataque, Edgar ainda não tem concorrente. Fábio Fortes é um jovem jogador que se tivesse transitado dos nossos Juniores, nunca teria tido uma oportunidade, enquanto que William não deverá ser opção para Manuel Machado. Após várias novelas de Verão, permanece a dúvida sobre a chegada de um reforço de última hora... O flanco direito deve ser entregue a Toscano, embora Paulo Sérgio seja uma opção a ter em conta e no lado esquerdo, apesar de ainda não ter convencido completamente, Faouzi parece partir em vantagem. Maranhão, infelizmente ainda se encontra a recuperar de lesão grave, Tiago Targino, eterna promessa e João Ribeiro, desaparecido em combate, são outras opções possíveis para o técnico Vitoriano.   

Em termos individuais, excluindo a existência de lesões em elementos fundamentais e exceptuando uma ou outra dúvida, o plantel oferece garantias aos adeptos Vitorianos. No entanto, a falta de ligação dos diversos sectores e a gritante incapacidade para criar lances de perigo nos últimos testes, têm naturalmente preocupado todos os Vitorianos. Avizinham-se jogos importantíssimos e existe ainda muito trabalho por fazer... Tem a palavra o Professor Manuel Machado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário