terça-feira, 25 de outubro de 2011

Déjà vu

"Quem Ama Não Desiste..."

O tempo tem normalmente o condão de mudar visões e alterar percepções. Alguém disse um dia, que "aquilo que hoje é verdade, amanhã é mentira". Infelizmente, existe quem faça desta citação lema de vida. Foi com alguma estranheza que tomei conhecimento da realização da "1ª edição das Conferências Vitorianas" da autoria do mórbido Conselho Vitoriano. Há cerca de três anos investimos bastante tempo na planificação de um evento, que no nosso entender era bastante importante para o presente e futuro do nosso Clube, o "Fórum VitóriaSempre".

"A grande força do Vitória está, desde a sua génese, na extraordinária vitalidade da sua massa associativa. É com base neste pressuposto, que pretendemos organizar uma iniciativa inédita na história do maior Clube da nossa região. O futuro constrói-se com base na concretização de objectivos diários. Os resultados são o espelho do trabalho contínuo e planeado na prossecução de uma meta comum." A nota introdutória do projecto que apresentamos a diversos patrocinadores era sintomática do desafio que queríamos abraçar. Entre outros, obtivemos o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, através do seu Presidente António Magalhães que se dispôs a participar e colaborar na promoção do evento e do São Mamede - Centro de Artes e Espectáculos, que nos cedeu as instalações para os dias que eventualmente fossem necessários.

"Promover a reflexão sobre o presente e o futuro do Vitória Sport Clube tendo em vista a apresentação de sugestões e recomendações que visem o engrandecimento da Instituição; Fortalecer o espírito Vitoriano e a união de uma massa associativa singular;" eram os objectivos do evento que teria como temas em debate "Projectar o Futuro: Modelo de Gestão; Desafios do Futebol Actual; Importância do Ecletismo". Os convidados "Antigos dirigentes, técnicos e atletas do Clube; Personalidades cuja participação se considere relevante para o debate dos temas do Fórum; Entidades representativas do desporto nacional e internacional" formariam três painéis que seriam complementados pela "Constituição de 3 grupos de associados Vitorianos antes da realização do Fórum, para durante o evento, procederem à apresentação de um projecto dentro dos temas em discussão."

A Direcção do Vitória entendeu na altura que este projecto não era interessante para o Clube. Eles sabiam exactamente o caminho que era necessário seguir e a opinião de outras entidades ou de outros associados nada acrescentaria à sua visão idílica para o futuro do Vitória. Três anos depois todos conhecemos os resultados. Hoje, tal como ontem, achamos este projecto fundamental para o Vitória Sport Clube. Não admitimos porém, que o mesmo apenas seja retirado da secretária em claro acto de desespero, para servir de manobra de diversão para o terrível momento em que nos encontramos. O futuro do Clube não pode estar dependente da bola que entra ou bate na barra ou dos caprichos de dirigentes com a visão demasiado limitada... A oportunidade existiu, agora é o momento para outras decisões.

8 comentários:

  1. Estão a queimar os ultimos cartuchos.

    1º a SAD, depois o Fadista, agora o Conselho Vitoriano.

    É o desepero. Eles gostam mesmo de lá estar.

    Agora do Vitória!!!!!!

    Lá está. É preciso ter uma grande LATA.

    Amadeu

    ResponderEliminar
  2. Uma boa ideia é sempre uma boa ideia, mesmo que não seja nossa.

    Este evento é importante para o Vitória, independentemente da Direção em funções.

    Se se realizar, estarei lá

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida. E nós costumamos ser muito bons a desenvolver as ideias dos outros.

    A questão fundamental será o que mudou, visto as pessoas serem as mesmas, para uma ideia não interessar e ser desprezada e passado algum tempo a mesma ideia ser apresentada com pompa e circunstância como sendo a cura para todos os males...

    É a tal fuga para a frente, nova jogada para enganar os Vitorianos mais incautos. E alguns vão mesmo na onda... Como diz o Amadeu, até Sexta esperam-se mais novidades.

    ResponderEliminar
  4. Ah.
    Parece que o convite para as "Conferências Vitorianas" custa 15€.

    Amadeu

    ResponderEliminar
  5. Confesso que dessa não estava à espera. Inovaram... da pior forma possível.

    ResponderEliminar
  6. Pelos vistos na altura que apresentaram o projecto esqueceram-se do catering. O custo "simbólico" destina-se ao almoço. ;)

    ResponderEliminar
  7. Já foi há muito tempo, mas recordo me que os responsáveis do são Mamede se prontificaram a disponibilizar o almoço para os convidados de forma gratuita no restaurante ao lado das suas instalações.

    ResponderEliminar
  8. Oh Agostinho, mas o São Mamede pertence a alguém da direcção??!! =)
    Um catering em condições tem de ser fornecido por uma empresa de prestígio, nacionalmente reconhecida (pelo menos no concelho)... Vale apostas na vencedora do concurso, ou será que foi por adjudicação directa? ;)

    ResponderEliminar