segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Obrigado e adeus

Equipamentos 2011/2012

Os associados Vitorianos reúnem em Assembleia-Geral na próxima sexta-feira. Uma reunião que se reveste de vital importância para o futuro do nosso Clube. Com a equipa de futebol profissional a ocupar o último lugar da Liga, esta seria sempre uma assembleia complicada para a Direcção de Emílio Macedo da Silva, no entanto e para agravar a situação, os números divulgados na internet (alguma transparência) pelo Clube causaram tremenda perplexidade em todos os adeptos.

Aprovei, em conjunto com os associados presentes na AG convocada para o efeito, um orçamento de 11.062.230,00 euros para a temporada 2010-2011. Com o elevado volume das vendas efectuadas durante a época transacta, imaginei, tal como tantos Vitorianos, que apesar da drástica situação desportiva em que nos encontramos, estaríamos, pelo menos, a diminuir de forma rigorosa o passivo do Clube.

Puro delírio. A Direcção do Vitória apresentou no seu Relatório e Contas, custos que ascenderam aos 17.992.409,09 euros. Em termos percentuais, um aumento de 63%, leram bem, mais de sessenta por cento, em relação ao orçamento aprovado pelos associados. Penso não ser necessário tecer qualquer comentário em relação a este valor. Relativamente aos proveitos e tal como já era esperado, os mesmos foram superiores em quase 5 milhões de euros ao inicialmente orçamentado, mas não foram suficientes para a apresentação de um resultado positivo. O resultado liquido do período foi de - 1.958.527,67 euros, que nos conduz a um passivo corrente de 14.317.372,85 euros.

Ao longo de mais de cem páginas de relatório, a nossa Direcção explica alguns números mas deixa outros por explicar. No custo com 111 funcionários, 53 (!!!) referentes a pessoal e 50 (!!!) referentes a jogadores de futebol profissional, é apresentado o custo de 9.619.581.66 euros. Um aumento brutal de 30% em gastos com pessoal em relação ao ano anterior. Esta subida é acompanhada pelo aumento dos FSEs na ordem dos 20%, com várias rubricas a dobrarem (ou mais...) o valor em relação ao ano transacto como por exemplo, Prospecção ou Material Desportivo. Todos sabemos quais são as consequências, a curto prazo, de aumentos desta natureza em qualquer empresa de qualquer sector...

Sobre as modalidades amadoras, nada de concreto é referido. Mas não deixam de ser responsabilizadas pelo aumento do passivo. Sem números, sem custos ou proveitos, mas como habitualmente uma arma de arremesso fácil para qualquer Direcção. É apresentada pelo Conselho Fiscal, que nada fiscalizou ao longo de toda a temporada, uma derrapagem de cerca de 500 mil euros. Aguardamos por dados concretos mas seguramente todos percebemos qual a mensagem que interessa passar.

Tendo em conta todos estes pressupostos, parece-me evidente que só existe um desfecho possível para a AG da próxima sexta-feira. Chegou o momento de preparar o futuro do Vitória...

11 comentários:

  1. as modalidades amadoras sao um alvo muito facil infelizmente

    ResponderEliminar
  2. sempre achei que as direcções são para mudar nos actos eleitorais, mas reconheço que talvez o Vitória não aguente até lá

    ResponderEliminar
  3. Concordo com essa visao. As direcções não devem ser mudadas consoante determinado tipo de resultados desportivos. Esse caminho será sempre perigoso. No entanto, estes números são demasiado esclarecedores, não quero acreditar que alguém sinta legitimidade para continuar no Clube após os apresentar.

    ResponderEliminar
  4. É muito fácil deitar as culpas para as modalidades amadoras, mas são estas as que nos trazem alguma alegria.

    Estes jogadores e técnicos dão de si em todos os jogos, mesmo estando sem receber o ordenado.
    São eles que nos fazem ver que, amadoras são as criaturinhas que dizem estar a comandar o nosso clube… criaturas essas, que já sucumbiram.
    Está na hora de lançar a ancora (parar e pensar) para que voltemos a ter um comandante (presidente) digno para o Vitória.

    Sexta-feira, lá estaremos… poucos somos muitos, muitos seremos imensos… e voltaremos a ser enormes!

    ResponderEliminar
  5. Oh Agostinho... és mesmo brincalhão... =)
    Então o EMS, que até vem hoje no jornal a dizer que deveremos estar unidos para ultrapassar este momento complicado, vai-se demitir??!! Legitimidade é algo que não lhe assiste. ;)

    Mas talvez seja proposta uma moção de confiança à direcção... Quem sabe?? ;)

    ResponderEliminar
  6. Acho que era algo que não lhe ficava mal... O apelo a favor da união sinceramente não percebi... Até porque neste momento é um dos nossos adversários na luta pela manutenção.

    ResponderEliminar
  7. A educação não se resume a estudos. A educação ensina a forma de estar ou não estar em determinadas situações e comportar em determinadas circunstâncias. Seria de esperar de uma pessoa, a quem educação se resume a ao acto de adestrar ou cultivar, algum acto de instrução ou cortesia? Ficar-lhe-ia bem? Sim, claro, mas não podemos exigir demasiado.;)

    Infelizmente a união não é o nosso único adversário pela manutenção. A desunião interna começa a notar-se cá fora também...

    ResponderEliminar
  8. O que mais irrita nestes benfiquistas que comandam o Vitória, porque os vitorianos assim quiseram, é a sua LATA, a ARROGÂNCIA e a forma sobranceira como vivem o pior momento desde que entraram para o clube.

    Como Direcção são uma autêntica VERGONHA, a vários niveis: imagem, comunicação, gestão desportiva, da aposta na formação, da defesa do nome VITÓRIA SPORT CLUBE.

    Mas a pior será sempre o FRACASSO, a CRIMINOSA gestão económica e financeira.

    Eu não tenho nada para lhes agradecer. Por mim é apenas ADEUS!

    ResponderEliminar
  9. Hélder falha minha de facto. Por vezes tentamos transpor para outros aquilo que vemos no nosso grupo de amigos.

    Amadeu, "Obrigado e Adeus" é (ou era...) como Emilio Macedo deveria iniciar a AG da próxima Sexta feira. Sobre arrogância e lata existe outro tema que gostaria de trazer aqui logo que possível. Até já...

    ResponderEliminar
  10. Ponham os olhinhos no vizinho e continuem a invejar tamanha grandiosidade!

    ResponderEliminar
  11. Tão grandes que sentem necessidade de vir para aqui.. ;)

    ResponderEliminar