segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Seremos capazes?

Vitória 4-0 Brasov

Mudar o Mundo, será eternamente uma das grandes ilusões da nossa juventude. Todos, um dia, sonhámos que éramos capazes de mudar algo, delinear um objectivo e alterar a nossa realidade. Connosco não foi diferente. Tivemos projectos. Definimos parceiros. Abdicamos do acessório e lutamos pelo essencial. Tivemos sucesso mas infelizmente também falhámos. Causas? Sofríamos todos do mesmo problema. Coluna vertebral vertical. Uma tragédia... Tantas horas investidas, tantos projectos estruturados, tantos contactos estabelecidos e no final tudo ficava estranhamente resumido a uma mera questão de anatomia...

Realizar um fórum numa das salas nobres da nossa Cidade, onde se discutisse o presente e antecipasse o futuro do Vitória Sport Clube como instituição, promover uma Gala para homenagear aqueles que mais se destacassem com o Rei ao peito, criar uma revista que levasse as diferentes modalidades nos diversos escalões de formação, a todos os pontos da nossa Região, garantir o transporte seguro e em condições vantajosas para todos os associados, eram alguns dos projectos ambiciosos mas possíveis, para um grupo de jovens que viveu para uma causa. Projectos que apenas a verticalidade tornou impossíveis...

Num contexto que não sofreu qualquer alteração ou evolução em tempos mais recentes, não estranho determinado tipo de comunicados, elaborado por uma qualquer espécie de "associação". Por vezes, são esses documentos que separam os projectos da realidade ou que transformam banidos em seguidistas. É claro que fechar fóruns onde Vitorianos discutem livremente o seu Clube também ajudaria, mas isso são outras questões. No fundo, o cerne destas situações assenta sempre em pressupostos da existência ou falta de verticalidade.         

Sinceramente, não receio fantasmas do passado, empresários revoltados ou banqueiros deslocalizados. Por mais espalhafatosos que sejam no momento, a sua importância é demasiado relativa. Está a chegar o momento das decisões. Este miúdo um dia vai querer mudar o seu Mundo e o fundamental é que lhe tenhamos dado todas as condições para o poder fazer, sem perder a sua forma vertical.
Está nas nossas mãos...

8 comentários:

  1. Podemos chegar à conclusão que não conseguimos mudar o mundo..

    ... mas temos a consciência que também o mundo "menos vertical" não nos conseguiu mudar.

    ResponderEliminar
  2. É um facto. Se as pessoas conhecessem como aquela estrutura "funciona" provavelmente não ficariam tão admiradas com determinado tipo de mensagens. Pena que os mensageiros ainda se prestem a certos trabalhos...

    Parece-me evidente que este post, ao contrário da da Daniela, não terá honra de destaque no site oficial. Mas isso, são outros quinhentos... ;)

    ResponderEliminar
  3. bom post, sem dúvida
    Já há muito que penso na ideia de um fórum, ou um congresso, ou algo do género, em que pudessem ser feitas intervenções, olhando para o passado, o presente, e o futuro do Vitória.

    Bem feito, seria uma oportunidade fantástica de crescimento

    ResponderEliminar
  4. Desta vez vou evocar um "artista" que nem aprecio muito, nem pouco...nada!

    "Vocês sabem do que estou a falar????"

    Amadeu

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, não perca tempo. Infelizmente não vale a pena...

    Amadeu, tinha prometido factos históricos a acompanhar.. ;)

    ResponderEliminar
  6. Já em tempos idos tentei que se organizasse um Congresso Vitoriano onde não houvesse assuntos tabus e que fosse dado á pluralidade de opiniões, infelizmente não se conseguiu, tenho pena, sei que é dificil e que nem todos estão dispostos a enfrentar os "pseudo" papões da Praça.
    Infelizmente é o clube que temos e a bolsa quebra muita verticalidade, porque não duvidamos que haja pessoas que sejam capazes de falar sem querer nada em troca, mas duvidamos é que haja dirigentes assim.
    Infelizmente temos um clube onde a verticalidade não é algo que se veja, pois basta atentar ás palavras do Sr. Milo no jornal o Povo para verificarmos que há gente capaz de morder a lingua e saborear o seu veneno só para chegarem com dados adquiridos junto dos associados e dar-lhes pouco tempo para pensar.
    Não deixa de ser engraçado que a Direcção do Sr. Milo esteja a preparar um coloquio para realizar no dia 26 de Novembro para falar acerca da criação de uma SAD, mas ainda não tenha marcado a data para apresentar o relatorio e contas da epoca 2010/2011.

    Aguardemos e saudações

    ResponderEliminar
  7. São factos caro Afonso. Infelizmente a democracia por aqui passou ao lado.

    Nunca tive oportunidade de agradecer, por isso vou fazê-lo agora. O São-Mamede, Centro de Artes e Espectáculos, disponibilizou o espaço gratuitamente para os diferentes dias dos eventos e os seus responsáveis mostraram sempre enorme entusiasmo com os projectos. Fica feito o devido e merecido agradecimento.

    ResponderEliminar
  8. Podemos não ser capazes de mudar o mundo, mas somos capazes de lutar.
    Aqueles que tem estas brilhantes ideias para elevar o VSC continuem a luta.
    Acreditem...

    ResponderEliminar