quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Oportunidade perdida?

Capital Europeia da Cultura

Quando em Maio de 2009, Guimarães foi oficialmente designada em Bruxelas, Capital Europeia da Cultura 2012, a cidade rejubilou. Os Vimaranenses, bairristas como poucos, sentiram um tremendo orgulho e viram neste anúncio uma oportunidade de mudança, numa região fortemente abalada pelo flagelo do desemprego. O Berço da Nação, que recentemente tinha visto o seu Centro Histórico elevado a Património Mundial, conseguia agora nova e importante conquista.

No entanto, nestes processos costuma sempre existir um “mas” e Guimarães não quis ficar atrás. O dossier tem sofrido vários reveses e diversos contratempos. Dos 5 projectos anunciados pela autarquia, como estruturantes e fundamentais para a Cidade, nenhum deverá ter luz verde… Pelo menos, da forma como foram apresentados inicialmente aos munícipes. Do mesmo modo, os cortes orçamentais, fruto da crise Nacional e Europeia, continuam a condicionar fortemente a programação para o evento. Por último e mais recentemente, a própria imagem gráfica e respectiva campanha de comunicação para Guimarães2012, criou uma certa celeuma entre os Vimaranenses, que não se conseguem identificar minimamente com as peças gráficas escolhidas.

A menos de 500 dias do grande momento, a euforia começa a dar lugar à dúvida e ao desencanto. Não há tempo a perder… É fundamental elucidar os Vimaranenses sobre aquilo que realmente se pretende para 2012. Quais os projectos que objectivamente vão avançar e qual a programação que vamos de facto apresentar. É o momento de envolver definitivamente a Comunidade.

Do meu ponto de vista, não podemos negligenciar o mais importante. O essencial será sempre, projectar Guimarães e a Cultura Vimaranense, no palco Nacional e Europeu. E este objectivo só se consegue com uma CEC traçada pelos Vimaranenses para todos os outros. De Guimarães para fora e nunca de forma inversa. Não acredito que o consigamos fazer de outro modo. No entanto, teremos capacidade e coragem para entregar realmente Guimarães2012 aos Vimaranenses? Receio que pelo menos essa oportunidade, esteja irremediavelmente perdida…

1 comentário:

  1. The pleasures of your engaging job cаn produсе feelіngs of tіmeless states.
    Onlіne ωork can be varieԁ
    аnԁ interesting, and fгeelanсing oрpoгtunitiеs will tаκe uρ a
    reduced аmount οf уour timе than full-time ωork, enabling
    you to worκ if it's most convenient for you. If you plan to write or make such reliable and effective software requirements specification, you have to educate yourselves with the most up-to-date trends regarding how to make it innovative and efficient.

    Feel free to surf to my web page :: computer programmer job salary canada

    ResponderEliminar