terça-feira, 24 de agosto de 2010

Uma Aventura nas Árabias II

Luiz Filipe

Curiosidades…

Trabalhar na formação, mudou muito a minha maneira de ver as coisas. Nos seis anos que passei em Guimarães vivi coisas incríveis, momentos de grande intensidade e emoção. Essas situações criam laços e ligações que vão alem da relação treinador/equipa/jogador. Aqui, apesar das barreiras (culturais, linguísticas, etc), as coisas não são diferentes. Quando cheguei ao clube no primeiro dia, foi curioso ver a reacção dos jogadores, que olhavam para mim, riam, cochichavam, e vinham cumprimentar-me inúmeras vezes.

Com o andar dos tempos, apesar de miúdos que vivem num mundo completamente diferente do nosso, a todos os níveis, educação, relação familiar, onde o pai as vezes é casado com mais de uma mulher, onde por exemplo, tenho um jogador meu (Nawaf Semi) que o pai tem duas mulheres e dezoito irmãos e outro com 16 anos que conduz porque o pai é um funcionário do ministério. Rezam cinco vezes ao dia. Criados em mundos diferentes, a essência é a mesma, os sonhos, os ídolos, a alegria de viver, mas com uma diferença, não sei bem se uma inocência ou carência, mas com o andar do tempo, quando lhes damos um elogio, uma palavra carinhosa ou um cumprimento mais informal, vemos nos seus olhos um olhar de ternura e uma felicidade como se de um carinho paternal se tratasse.

São gratificantes esses momentos, esses laços, essa cumplicidade, o problema é na hora de dizer adeus, seja na Arábia, Portugal ou em qualquer parte do mundo.

Luiz Filipe Ferreira

9 comentários:

  1. Mais um relato que demonstra a simpatia de um treinador e a empatia que cria com quem se cruza com ele :)

    ResponderEliminar
  2. Mas eu gosto mais da "versão" em jogo. É mais condizente com aquilo que gosto num treinador: com garra!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida... Já sinto saudades de um treinador activo no banco.

    ResponderEliminar
  4. Eu já só sinto saudades de um treinador ... vá lá, e de uma equipa!

    ResponderEliminar
  5. Já que estamos numa de pedir... e uma direcção? Isso é que era.

    ResponderEliminar
  6. Vejam e se possível deixem a vossa opinião:
    http://ultraummododevida.blogspot.com/2010/08/acorda-guimaraes.html

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Ó primo, o Carlos tem razão... já agora, também, quero que a próxima direcção seja Verdadeiramente Vitoriana... só para variar!

    ResponderEliminar
  8. Acho que nem sequer precisa de ser essa a sua principal qualidade... Competência para mim já é suficiente.

    ResponderEliminar