terça-feira, 31 de agosto de 2010

Uma Aventura nas Árabias IV

Luiz Filipe

A culpa seria do treinador?

A distância de Riad ao Bahrein, país vizinho da Arábia Saudita, é de aproximadamente 405Km. Antes do Bahrein vem a cidade de Daman a 400km e antes Alehsa, a cerca de 320Km, esta onde disputamos o último jogo da taça do Rei, que antecede o campeonato Nacional. Fomos defrontar o Alfath, que na primeira jornada tinha ganho 2 a 0 ao campeão Nacional do ano passado, o Ahli. O que interessa da história foi a viagem e tudo o que antecedeu o jogo! Saímos de Riad às 22h, depois de um treino ligeiro e de os jogadores terem quebrado o jejum às 18:30, porque como sabem, no Ramadão não podem comer nem beber durante o dia.

A viagem é de 3 horas e 30 minutos, mas para meu espanto já íamos em 5h e senti um burburinho na frente do autocarro! Foi aí que me apercebi que estávamos perdidos, já nos encontrávamos em Daman e a confusão aumentava, os jogadores irrequietos, os directores colados ao vidro da frente do autocarro… Seguimos o nosso caminho (errado) e curiosamente Daman que deveria surgir depois da cidade onde iria decorrer o jogo, ficava para trás, o que nos deixou a todos mais estupefactos ainda, pois estava mais que evidente que teríamos que voltar para trás. Uns quilómetros à frente um dos atletas dirigiu-se a mim e em tom de brincadeira referiu que estávamos na fronteira da Arábia Saudita com o Bahrein, ou seja, na entrada da ponte que faz a ligação entre os dois países. E não é que estávamos mesmo?! O motorista do autocarro, com a maior normalidade do mundo, avança o separador e dá a volta para trás, invertendo o sentido da marcha e toca a voltar. De referir que isto aconteceu numa auto-estrada com separador central! A viagem durou 7h… quando chegamos ao hotel e para minha perplexidade não íamos jantar porque já passava das 4:30 da manhã e a partir dessa hora não podiam comer nem beber mais. Só voltaram a comer às 18:30 (hora permitida) e fomos para o jogo que se disputou às 21:30. Um calor sufocante, com uma humidade muito superior à de Riad. Ganhámos 3 a 2 depois de estarmos a perder por 2 a 1.

Futebol tem lógica? Todo este drama e condicionantes subjacentes: viagem desgastante, débito alimentar, atmosfera propícia à desidratação… Ou seja, nada nos foi favorável nos momentos que antecederam o jogo, mas os miúdos deram tudo dentro do campo e com um espírito de sacrifício de louvar conseguimos o nosso objectivo. Fiquei feliz por mim, mas muito mais por eles… mereceram. Agora uma questão que coloco, caso não conseguíssemos alcançar a vitória neste jogo, as pessoas implicadas assumiriam as suas responsabilidades na má organização deste estágio? Ou mais uma vez seria o treinador a arcar com todas as responsabilidades?

Abraço,
Luiz Felipe

2 comentários:

  1. Parabéns pelo triunfo Luiz, apesar de todas as contrariedades da viagem...

    Boa sorte agora para o início do Campeonato.

    ResponderEliminar
  2. Toda a sorte do mundo para uma pessoa fantastica, com grande caracter, personalidade e um Grande VITORIANO, Rui Leite

    ResponderEliminar